Beautifull Life Blog Post

Quando se fala em Comércio Internacional, o pensamento é facilmente remetido às grandes transações de mercadorias que atualmente acontecem, mas esse termo pode ser conectado já aos primórdios da civilização. A Rota da Seda foi estabelecida como uma rota comercial e religiosa ainda no século XIX por um arqueólogo alemão e é uma das mais […]

Comércio Internacional: questão fundamental para os países 

Quando se fala em Comércio Internacional, o pensamento é facilmente remetido às grandes transações de mercadorias que atualmente acontecem, mas esse termo pode ser conectado já aos primórdios da civilização. A Rota da Seda foi estabelecida como uma rota comercial e religiosa ainda no século XIX por um arqueólogo alemão e é uma das mais conhecidas e importantes no mundo. 

Partindo do ponto de que os países não são autossuficientes, eles se viram obrigados a realizarem trocas com outras regiões para oferecer diferentes produtos e serviços à sua população, e com o avanço da comunicação, dos transportes e da indústria, isso vem se tornando ainda mais necessário. Sem mencionar o fato de que também se torna uma das características da globalização.   

Credito de imagem: Divulgação/FIA Business School

O Comércio Internacional parte do conceito de um conjunto de operações comerciais realizadas entre diferentes países, e pode ser referido tanto para movimentação de capitais, como a circulação de bens e diferentes serviços. Vale ressaltar que todos esses procedimentos devem seguir normas estabelecidas em acordos internacionais.  

Importância do Comércio Internacional 

Essa importância se deve a diversos fatores, entre eles ampliar o comércio, ou seja, se alguma pessoa faz a compra de um produto importado, admira sua qualidade e toma gosto pelo processo, a probabilidade de ela voltar a procurar aquele mesmo produto, daquele mesmo país, aumenta. Isso faz com que seu faturamento também comece a aumentar.  

Outro fato é que o comércio internacional dilui os riscos das atividades de comercialização, uma vez que existe grande diversificação de mercados. Isso quer dizer que, caso exista uma crise econômica interna em determinado país, as empresas podem continuar com seu processo de comercialização normalmente. 

A forma mais conhecida de se visualizar o desempenho do comércio internacional é por meio da sua balança comercial, o que de fato é o responsável por registrar as importações e exportações de bens e serviços realizados ao longo de períodos estabelecidos.  

Credito de imagem: Divulgação/FIA Business School

Um outro ponto importante a se ressaltar é que o Comércio Internacional embora muito similar ao conceito de Comércio Exterior, são conceitos distintos e, por isso, ambas possuem regulamentações distintas que as guiam em suas operações internacionais.  

Enquanto o Comércio Internacional segue acordos bilaterais ou regras negociadas em órgãos internacionais, como a Organização Mundial do Comércio e blocos regionais como a União Europeia e o Mercosul. Já o Comercio Exterior, ao contrário do anterior, é regulado pela legislação interna do país, como por exemplo a legislação aduaneira. De qualquer forma, essas normas são importantes e devem ser seguidas de maneira correta.  

Alguns Organismos Internacionais 

Após o término da Segunda Guerra Mundial, os países puderam se organizar para trabalhar em maior colaboração, o que impulsionou a criação de algumas Organizações importantes, a começar pela Organização das Nações Unidas, a ONU

Dentro do cenário econômico, surgiu o Acordo Geral de Tarifas e Comércio, conhecido pela sigla GATT, que permaneceu vigente até a criação da Organização Mundial do Comercio (OMC), que é o foro multilateral responsável pela regulamentação do Comércio Internacional, e estabeleceu um novo Sistema Multilateral de Comércio (SMC). 

Famosas também a CCI, Câmara de Comércio Internacional, composta pelas câmaras de comércio. O Fundo Monetário Internacional (FMI), que tem como maior função de garantir a estabilidade financeira do mundo. E o Banco Mundial que foca em contribuir para que haja uma redução da pobreza de países em desenvolvimento.  

Afim de facilitar esses processos e oferecer qualidade e segurança, a ANCESTRAL-Importadora opera negociações comerciais com pequenas e médias empresas dos países do Mercosul. Promovendo produtos que gerem maior diversidade cultural entre as regiões, a empresa de Marketing Internacional atende a demandas particulares com pequenos e médios produtores.  

Tudo isso para oferecer soluções de Comercio Exterior e Comércio Internacional completas. Mais do que uma simples importadora, a ANCESTRAL serve aos seus parceiros como plataforma de negócios internacionais, privilegiando a entrada e permanência de produtos de qualidade internacionalmente comprovada.  

A ANCESTRAL – Importadora, de acordo com seu modelo de negócio, conta com mais dois empreendimentos em seu grupo econômico, o Empório Hoch Deli & Wine e um e-commerce que carrega o mesmo nome. Acessando o site você encontra ampla linha de produtos importados orgânicos e biodinâmicos, disponíveis para todo o Brasil. 

Recommend post

Empório Hoch
Main Menu x
pt_BR
X