Beautifull Life Blog Post

Diferentes produtores de diversas regiões do mundo já se dedicam a produção do vinho natural, e o assunto vem sendo cada vez mais reconhecido. Esse estilo de vinho requer alguns cuidados que partem desde o momento do cultivo das uvas até o processo de conservação do produto. Embora o vinho natural não receba nenhuma certificação, […]

Vinho natural: um conceito que carrega qualidade 

Diferentes produtores de diversas regiões do mundo já se dedicam a produção do vinho natural, e o assunto vem sendo cada vez mais reconhecido. Esse estilo de vinho requer alguns cuidados que partem desde o momento do cultivo das uvas até o processo de conservação do produto. Embora o vinho natural não receba nenhuma certificação, seu processo de produção precisa ser elaborado de forma correta para poder ser reconhecido como natural.  

O vinho natural não usufrui de qualquer tipo de agrotóxico ou substância química e isso ocorre desde o cultivo do solo que abrigará as uvas usadas no processo de fermentação. As uvas geralmente se enquadram como orgânicas, que significa que são livres de defensores agrícolas e utilizam técnicas naturais

O mesmo ocorre na colheita, na fermentação e na conservação do produto. O processo de colheita é feito de forma manual, com os produtos selecionados. A transformação do suco de uva em vinho utiliza da ação das leveduras naturais, que são encontradas nas cascas das uvas e no ar. A conservação é realizada com pequenas doses de dióxido de enxofre, mais conhecido por sulfito.  

Credito de Imagem: Divulgação

Bressia Sylvestra 

A Família Bressia, da região de Mendoza na Argentina se destaca com um conceito de adega familiar que criaram grandes vinhos de diversos estilos. Utilizando o conceito de intervenção humana apoiada pelas tecnologias certas, é que surgiu o Bressia Sylvestra La Vie en Rosé, um vinho espumante natural. 

O La Vie en Rosé faz utilização de uvas Pinot Noir e tem preocupação em cada detalhe de sua linha de produção. Um vinho exclusivo que tem um sabor equilibrado e bastante elegante, e no nariz há notas cítricas sutis e frutas vermelhas.  

Este rótulo utiliza do método Champenoise, que demanda de uma segunda fermentação que ocorre dentro da própria garrafa. Esse método surgiu na França, na região de Champagne e teria sido criado por monges que desenvolveram o processo e se mantém quase inalterado até hoje.  

Essa técnica possui várias etapas, começando pela adição de uma mistura de açúcar das próprias uvas e leveduras. Na sequência é engarrafado, vedado e conservado e a partir desse momento a segunda fermentação acontece. Em seguida, o teor alcoólico do vinho sobe e o dióxido de carbono se dissolve na garrafa, formando bolhas.  

Por fim, se formam as borras, que são as leveduras que morreram durante o processo de fermentação e se acumularam no fundo da garrafa. Essas borras liberam um sabor para o vinho e é uma etapa muito importante que pode levar meses ou até mesmo anos.  

Terroir 

O termo terroir tem origem francesa e define uma extensão limitada de terra. Com o passar dos anos e aprimoramento das vinícolas, o conceito foi se modificando e passou a ser compreendido como características específicas referentes à geografia, geologia e clima de algum lugar.  

No mundo do vinho, esse conceito é muito recorrente para se definir a singularidade que os diferentes tipos de uva contém nas diferentes regiões que são cultivadas. É comum vermos locais que não se importam muito com o terroir, já outros produtores investem em suas plantações para que tenham grandes rendimentos. 

Mendoza, onde se encontra a família Bressia, concentra 75% dos vinhedos do país e é a principal região vinícola da Argentina, por isso é considerada uma região tão especial. Os fatores climáticos da localidade fazem com que a uva amadureça gradualmente, o que é um ponto excelente para a qualidade, pois mantém a acidez da fruta.  

Credito de Imagem: Divulgação/Sociedade de Mesa

Aproveitando o Movimento dos Vinhos Naturais 🌐

  1. Conectando-se com os Produtores: A comunidade de vinhos naturais é apaixonada e acolhedora. Conecte-se com os produtores, participe de eventos e descubra o lado humano por trás de cada rótulo.
  2. Experimente e Descubra: A melhor maneira de entender os vinhos naturais é experimentando. Abra-se para novas experiências e deixe-se levar por essa jornada de descobertas.

Ao explorar o mundo dos vinhos naturais, você embarca em uma viagem autêntica, onde cada garrafa conta uma história única. Então, erga sua taça e brinde à natureza, à tradição e aos prazeres puros da enologia natural! 🌿🍇 #VinhosNaturais #Sustentabilidade #ExperiênciaEnológica

Recommend post

Empório Hoch
Main Menu x
pt_BR
X