Beautifull Life Blog Post

A procura por vinhos orgânicos e biodinâmicos vem se fortificando nos últimos 5 anos em todo o mundo. A Europa, sobretudo a França, concentra grande área de vinhedos certificados pela Demeter, fundada na Alemanha, que domina o mercado de certificação biodinâmica no mundo, atuando em praticamente todos os países, inclusive no Brasil. Além da área europeia, Espanha, Itália, Estados Unidos, Chile […]

Cresce procura pela qualidade dos vinhos biodinâmicos

A procura por vinhos orgânicos biodinâmicos vem se fortificando nos últimos 5 anos em todo o mundo. A Europa, sobretudo a França, concentra grande área de vinhedos certificados pela Demeter, fundada na Alemanha, que domina o mercado de certificação biodinâmica no mundo, atuando em praticamente todos os países, inclusive no Brasil. Além da área europeia, Espanha, Itália, Estados Unidos, Chile e Áustria tem potencial no movimento biodinâmico. Outras principais certificadoras são a Biodyvin, da França e a Respekt Biodyn, da Áustria.  

Para o vinho ser conhecido como biodinâmico, ele precisa passar por uma série de práticas, dentre algumas até peculiares. Os vitivinicultores desenvolvem uma agricultura biodinâmica, que conta com um calendário especial associado a diferentes tarefas, como: calendário lunar e astrológico, o não uso de fertilizantes e agrotóxicos, e a vinificação com utilização de leveduras nativas durante a fermentação.  

O aumento significativo desse produto no Brasil vem sido notado desde 2019, quando as importadoras e distribuidoras de vinho perceberam o interesse dos clientes pelas informações do rótulo, e sua preocupação com o desenvolvimento sustentável. Dentro do país, a Associação de Certificação Instituto Biodinâmico (IBD), é quem faz a chancela do Selo Demeter. 

Mercado Regional 

Os princípios da agricultura autossustentável são desenvolvidos desde 1920, e ficaram conhecidos inicialmente na Polônia e na Alemanha. Em Santa Catarina existem vinícolas, como umas das pioneiras no assunto, a Santa Augusta, que se preocupam com esse segmento, e acompanham o crescimento dessa demanda. Há anos, o estado vem recebendo revitalizações no solo das vinícolas para se dedicarem a elaboração dos vinhos biodinâmicos. 

Credito de imagem: Divulgação/Secretaria de Agricultura de Linhares

Em nível regional, considerando apenas a microrregião do Vale do Itajaí, percebe-se que existe um aumento no consumo de vinhos orgânicos e biodinâmicos. O que é bem interessante pois essa região é historicamente dominada pela indústria cervejeira. Isso demonstra claramente que existe uma mudança cultural refletida no comportamento de consumo de bebidas alcoólicas.  

De acordo com uma pesquisa realizada pela Wine Inteligence, o consumo mensal de vinho no país no último ano já ultrapassou 50 milhões de pessoas. A mesma pesquisa mostra que 34% dos vinhos consumidos são importados, e o vinho chileno está na lista de preferidos da importação brasileira. 

A ANCESTRAL-Importadora é uma empresa comercial importadora que oferece serviços de marketing internacional e marketing digital que mantem forte parceria com o Chile, e também com os demais países do Mercosul. Tem como missão o desenvolvimento sustentável e promover diversidade cultural por meio das trocas comerciais internacionais de produtos orgânicos, naturais e biodinâmicos.  Para a ANCESTRAL, o mais importante é fazer com que haja reconhecimento por métodos de produção tradicionais que promovem a saúde e o bem-estar das pessoas. 

Visando facilitar os processos comerciais, a ANCESTRAL-Importadora agrega em seu grupo econômico dois empreendimentos complementares, sendo o primeiro um empório físico chamado Hoch Deli & Wine e o segundo, um e-commerce próprio que leva o mesmo nome de marca. Acesse nossa loja e conheça toda nossa linha de produtos orgânicos e biodinâmicos que temos à disposição para entrega em todo o Brasil. 

Recommend post

Empório Hoch
Main Menu x
pt_BR
X