Beautifull Life Blog Post

O Chile é um país que carrega diferentes tradições e histórias, algumas até mesmo que nem imaginamos que ainda existam. Isso também se aplica a culinária, já que o país possui diferentes regiões que mantém tradições milenares, como é o caso de Araucania, no sul do Chile. Lá se conservam até hoje tradições do povo […]

Merkén: condimento chileno que virou tradição 

O Chile é um país que carrega diferentes tradições e histórias, algumas até mesmo que nem imaginamos que ainda existam. Isso também se aplica a culinária, já que o país possui diferentes regiões que mantém tradições milenares, como é o caso de Araucania, no sul do Chile. Lá se conservam até hoje tradições do povo mapuche, que são os indígenas dessa região do país.  

Pouco se conhece sobre esse povo, já que praticamente todas as informações que existem deles vem das crônicas e da historiografia dos conquistadores, que foram os primeiros a escrever relatos desses indígenas, pois antes disso se comunicavam apenas de forma oral.  

O jeito que eles viviam era muito simples, e nunca precisou de muito. Por exemplo, as dietas eram baseadas em frutas, verduras, grãos e legumes, além de colherem produtos silvestres, berries indígenas, frutas secas e algas.  

O preparo 

O povo mapuche tem seu idioma próprio, o mapugundun, que influenciou no sotaque chileno e em diferentes expressões conhecidas no país. Mapuche, na tradução literal do idioma significa homem da terra, e seguindo sua tradição representa uma atitude de respeito pela natureza e pela ordem do universo. 

Sempre muito conectados com o meio ambiente, os indígenas criaram produtos autônomos, e entre eles, um muito conhecido ainda atualmente é o merkén. Traduzido do idioma local, se refere a um sal moído, já que seu princípio de preparo é sal com pimenta chifre de cabra defumada. Por vezes, sementes de coentro também são adicionadas.  

A pimenta chifre de cabra leva esse nome por conta da sua forma longa e seu formato pontiagudo. Ela passa por um processo tradicional lento, que consiste em colher as especiarias ainda verdes, e deixá-las amadurecem e secarem ao sol até chegarem à uma tonalidade avermelhada. Em seguida, a pimenta é defumada até amadurecer seu sabor.  

Ao passar por todo esse processo, começa o processo de moagem em pedra, onde a pimenta é moída juntamente com o sal, e as sementes de coentro. Isso não impede de adicionar outras especiarias desejadas.  

Ainda atualmente a produção desse condimento é muito artesanal, e as famílias mantém diferentes receitas de preparo do merkén, o que explica a diversidade do produto encontrada em mercado. Apesar disso, sua essência tem o mesmo aspecto: a picância.   

Propondo uma nova experiência culinária, o merkén vem sendo muito usado para o preparo de carnes, frutos do mar, ceviches, pizzas, sopas guisadas de legumes, alimentos cozidos ou até mesmo molhos. A quantidade varia de cada gosto.  

A iguaria chilena, além de oferecer um sabor marcante e surpreendente, também faz muito bem à saúde. O condimento conta com ácido ascórbico, que é um potente antioxidante. Vitamina A que estimula a reparação de tecidos danificados. Capsaicina que age como analgésico natural e outros nutrientes que podem ser encontrados no coentro. 

A ANCESTRAL-Importadora realiza importações diretamente com o Chile e outros países do Mercosul, procurando estabelecer comercializações de produtos de qualidade e partindo de empresas também movidas pelo desenvolvimento sustentável. A ANCESTRAL opera suas negociações preocupada diretamente com a saúde das pessoas, procurando oferecer uma diversidade cultural que agrade aos mais exigentes gostos e forneça os melhores momentos entre família e amigos. 

A empresa de marketing internacional e digital conta com outros dois empreendimentos interligados em seu grupo econômico, o primeiro parte de um empório chamado Hoch Deli & Wine, seguido por um e-commerce que leva o mesmo nome. Acessando o site você encontra toda nossa linha de vinhos e especiarias. 

Recommend post

Empório Hoch
Main Menu x
pt_BR
X