Beautifull Life Blog Post

O vinho é uma bebida extremamente versátil para inúmeras ocasiões: um jantar romântico, uma celebração, um encontro entre amigos ou até mesmo para acompanhar sua série ou filme favorito. Mas você sabe como escolher vinho? Em meio a tantas alternativas, escolher o vinho ideal para acompanhar um momento especial pode se tornar uma tarefa complicada. […]

Como escolher vinho: 7 dicas para não errar na escolha

O vinho é uma bebida extremamente versátil para inúmeras ocasiões: um jantar romântico, uma celebração, um encontro entre amigos ou até mesmo para acompanhar sua série ou filme favorito. Mas você sabe como escolher vinho?

Em meio a tantas alternativas, escolher o vinho ideal para acompanhar um momento especial pode se tornar uma tarefa complicada. Pensando nisso, listamos 7 dicas para que você não erre na escolha e aprenda como escolher vinho.

  1. Escolhendo o vinho certo para cada ocasião

Na hora de escolher um vinho, você deve sempre levar em consideração a ocasião em que ele será oferecido: um jantar em família, um encontro romântico, uma festa ou uma reunião entre amigos. Cada caso e refeição pedem um vinho diferente.

Em uma reunião com amigos, por exemplo, dê preferência a vinhos leves e fáceis de beber. Escolha uvas que tem menos corpo e menor teor alcoólico, como:

  • Pinot Noir;
  • Pinotage;
  • Garnacha.

No entanto, lembre-se: durante a sua busca por um vinho leve, não se engane com rótulos que se identificam como “vinho suave”. Apesar de serem termos parecidos, as duas bebidas têm características bem diferentes.

  1. Conheça a classificação dos vinhos

Aprender a diferença da classificação dos vinhos, como “vinho suave” para “vinho leve”, pode ser um tanto difícil, principalmente no início, com tantos termos similares e próximos. No entanto, a diferenciação é extremamente importante para que você, de fato, aprenda como escolher vinho.

Aprendendo sobre a classificação dos vinhos, você é capaz de reconhecer a qualidade da bebida.

  • Vinhos de mesa: são geralmente mais baratos, feitos para consumo imediato, junto de refeições, em quantidade e sem muito compromisso;
  • Vinho leve: apresenta teor de álcool reduzido e fermentação com os açúcares da própria uva;
  • Vinho espumante: passa por duas fermentações naturais e produz borbulhas;
  • Vinho composto, ou blends: compostos por duas ou mais uvas;
  • Vinho licoroso: de elevada força alcoólica, de mostos concentrados.
  1. Pense na refeição para escolher o vinho perfeito

Outra dica importante para que você aprenda como escolher vinho é pensar na refeição que será servida ou preparada na ocasião.

Quando falamos em “harmonização” é porque, de fato, há certos tipos de comida que não combinam com determinadas uvas. Por isso, saiba de antemão o que será servido para não errar na escolha do vinho.

Vinhos tintos leves, produzidos com a uva Pinot Noir, por exemplo, harmonizam muito bem com: peixes, massas, risotos com queijos de massa mole, filé bovino e carnes de aves.

Já vinhos tintos médios, como Carmenere e Merlot, harmonizam com carnes de caça, cordeiro, javali, peixes de carne escura e carne assada. Enquanto os vinhos tintos encorpados, como Cabernet Sauvignon, Syrah e Malbec, acompanham carnes vermelhas fortes como picanha, contra-filé, costela de boi e suína, pato, embutidos e pratos apimentados.

Para acompanhar frutos do mar, sushi, saladas e legumes crus, os vinhos brancos leves são ideais. Enquanto os vinhos brancos estruturados são combinações perfeitas filet mignon suíno e peixes gordurosos.

  1. Tipos de uva

Cada uva dá origem a vinhos com características bem distintas: enquanto algumas podem agradar ao seu paladar, outras não. Por isso, ao aprender como escolher vinho, é importante que você vá conhecendo cada uma delas, aprendendo o que te agrada — para até mesmo sugerir-las para seus amigos e familiares.

Para quem está começando, o ideal é escolher rótulos que são originados de apenas uma uva, para aprender a distinguir suas características.

Posteriormente, quando você aprender como escolher vinho, pode-se arriscar nos chamados vinhos de corte — também chamados de “blends” — que são produzidos com dois ou mais tipos de uvas.

  1. Experimente bastante

Não tenha medo de experimentar: uma das etapas mais importantes para aprender como escolher vinho é provar diferentes vinhos, das mais diversas nacionalidades e vinícolas.

Ao provar um novo vinho, não tenha pressa e tampouco vergonha. Leve o tempo que for necessário. Preste atenção nos sabores que vão aparecendo em seu paladar e memorize-os — e não se esqueça de apreciá-lo com o seu olfato. Mais importante do que aprender como escolher um vinho, é também se divertir no processo.

  1. Combine o vinho com o clima

Um detalhe importante para aprender como escolher vinho é certamente entender como o clima pode influenciar na escolha do seu rótulo.

Vinhos brancos e espumantes, por exemplo, — além de serem ótimas combinações para pratos mais leves — são indicados para climas mais quentes. Já vinhos tintos, como os de uva Merlot e Cabernet Sauvignon combinam melhor com dias frios e pratos mais robustos. Por isso, dê preferência para escolhê-los principalmente durante o inverno.

  1. Pense em quanto você quer (e pode) pagar por um rótulo

Um erro muito comum para quem está aprendendo como escolher vinho é de que rótulos caros são, necessariamente, os melhores. No entanto, existem diversos fatores que fazem um vinho ser bom, começando pelo seu próprio paladar, a ocasião, a refeição que será servida e, claro, as características de cada rótulo.

Sendo assim, quando for escolher um vinho, pense no custo-benefício que sua escolha pode trazer. Afinal, nem sempre os vinhos mais caros irão agradar o seu paladar e de seus convidados, ao mesmo tempo, em que as opções mais baratas também podem te surpreender positivamente.

Definindo um valor médio para a sua compra, fica mais fácil encontrar um vinho que esteja dentro das suas possibilidades sem ter que abrir mão da qualidade. Além disso, atualmente, existem muitos rótulos importados que oferecem excelente custo-benefício.

Um bom vinho, antes de tudo, deve ser agradável ao paladar. Estude sobre o assunto, vá conhecendo os sabores e aromas que mais lhe agradam. Aos poucos, você certamente aprenderá como escolher vinho para toda e qualquer ocasião.

Recommend post

Empório Hoch
Main Menu x
pt_BR
X